Dia de Combate à Violência e só Bullying na Escola

O bullying pode acontecer em qualquer lugar, mas é no ambiente escolar que ele ocorre com mais força e frequência. Afinal, é na escola que os jovens passam grande parte de seu tempo e interagem com um número maior de pessoas.

 

A escola, na verdade, é o espelho da sociedade, que tem se mostrado cada vez mais agressiva e excludente. Esse padrão de comportamento se repete no âmbito escolar.

 

Os grupos mais vulneráveis costumam ser o alvo do “bullying”. As crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional frequentemente se queixam da exclusão que sofrem na escola, seja pelos colegas que não os incluem nas conversas, brincadeiras ou jogos, seja pela atitude de muitos diretores e professores, que muitas vezes não acreditam no seu potencial. Expectativas negativas criam e perpetuam oportunidades desiguais para aprender e se relacionar. 

 

Além de políticas públicas de enfrentamento ao bullying, projetos que trabalham a autoestima de crianças e adolescentes institucionalizados contribuem para o fortalecimento desse público, que possui condições singulares de vida.

 

O projeto “Identidade no Espelho”, da Bolsa de Valores Humanos, é um desses projetos! Conheça e seja um investidor na potência de crianças e adolescentes acolhidos!