O programa Cuca Legal oferece cuidado em saúde mental para crianças, adolescentes, famílias e cuidadores com experiência de acolhimento na cidade de Campinas. Para crianças e adolescentes, o programa oferece psicoterapia individual gratuita. Já para famílias e cuidadores, há a possibilidade de cuidado em saúde mental por meio da realização de rodas de conversa e oficinas temáticas, além da psicoterapia.

Por que acreditamos em um programa como esse?

Acreditamos que quando fornecemos possibilidades reais e de qualidade, por meio de um vínculo terapêutico adequado e seguro, crianças e adolescentes podem se desenvolver de forma a se constituírem como sujeitos potentes e com possibilidades como protagonistas de sua própria história.

É urgente resgatar a alegria e o sorriso de crianças e adolescentes acolhidos nesse período de pandemia. Ajude a trocar o medo pela esperança.

Como funciona?

O programa é coordenado por uma psicóloga, que articula a formação de uma rede formada por: psicólogos voluntários, supervisores e instituições de acolhimento.  Os psicólogos voluntários são selecionados de forma rigorosa e devem preencher alguns requisitos, entre eles, se identificarem com a realização de um trabalho voluntário responsável e de qualidade. Os supervisores tornam o trabalho dos psicólogos ainda mais rigoroso e coeso, pois, por meio de supervisões, discutem casos clínicos e pensam em conjunto na conduta mais adequada. Os serviços de acolhimento, por sua vez, são os grandes parceiros do programa, pois estabelecem uma relação de proximidade para a identificação de principais casos e demandas por atendimento a crianças e adolescentes, prioritariamente.

Bolsa de Valores Humanos, nossa melhor ação é investir no ser humano.