Covid-19, as medidas restritivas e a população vulnerável

Os transtornos causados pela COVID-19 e pelas medidas de contenção adotadas afetam crianças e adolescentes, famílias e o ambiente como um todo.

As respostas de emergência encerraram alguns serviços públicos e sobrecarregaram significativamente outros que, muitas vezes, já se encontravam em capacidade máxima.

Os ambientes familiares caracterizados pela pobreza ou por recursos limitados têm suportado o peso total das medidas utilizadas para prevenir e controlar a COVID-19, como a restrição da circulação e da utilização de transportes públicos, levando à redução da renda/emprego, encerramento de escolas, dificuldade de acesso a serviços e apoio social, fome e isolamento social. A probabilidade de violência doméstica, conflitos familiares, violência e agitação civil aumentam em ambientes domésticos com alto estresse.

Deve se esperar que o número de crianças e adolescentes em risco de separação e com necessidade de cuidados alternativos aumente tanto durante a crise, onde as medidas de contenção podem levar à separação das crianças e adolescentes de suas famílias, e como resultado do impacto socioeconômico da COVID-19 a longo prazo, circunstâncias que afetam a capacidade das famílias de fornecer cuidados.

Na maioria dos casos, os pais e outros cuidadores dependem de outros membros da família para fornecer suporte no cuidado de seus filhos. No entanto, em alguns casos, cuidados alternativos são necessários. Esforços para aumentar a capacidade dos sistemas de cuidados familiares e de proteção social de forma preventiva são fundamentais para reforçar a resiliência dessas famílias e evitar que recorram a unidades de acolhimento de forma desnecessária.

A vacinação da população é a luz no fim do túnel, que no momento parece exigir uma longa caminhada.

Apoiar e participar de associações que cuidam de populações vulneráveis é uma forma de agir positivamente na transformação desse cenário e na construção de caminhos.

Conheça a Associação Bolsa de Valores Humanos, em que a melhor ação é investir no ser humano!