Nesse DIA DOS PROFESSORES, especialmente marcado pela pandemia, necessário não só homenageá-los, mas jogar luz sobre uma questão de extrema importância: a saúde mental dos nossos mestres nesse período que nos impôs tantas mudanças e restrições.

Muitos professores têm relatado uma sobrecarga de trabalho, altos níveis de estresse e situação de impotência diante do cenário atual da educação.

Com o distanciamento social, as aulas foram suspensas em todo o país, e, com isso, a educação não presencial tornou-se uma alternativa. Porém, a maioria dos estabelecimentos de ensino não estava preparada para as aulas nessa modalidade, e o professor foi obrigado a reinventar-se em um momento em que toda a população está envolvida em um turbilhão de sentimentos.

Foi preciso que gravassem aulas e as transmitissem através de recursos digitais, para que os alunos assistissem em casa a apresentação dos conteúdos. Também tiveram que passar atividades para fossem feitas a distância. Precisaram alterar todo o plano de aula para adaptá-lo ao ensino remoto, elaborar estratégias pedagógicas para motivar os alunos a estudarem em casa e buscar formas de orientá-los e tirar dúvidas, para ser efetivo o processo de ensino e aprendizagem remoto.

Muitos não estavam habituados ao uso da tecnologia e tiveram que aprender a utilizar os recursos digitais para se comunicarem com os estudantes e disponibilizarem as aulas e tarefas. Além disso, os professores têm oferecido suporte aos pais para apoiarem a aprendizagem de seus filhos em casa, trabalhando em conjunto e estabelecendo uma relação de proximidade.

A educação será ainda mais importante para lidar com os desafios futuros, e o professor será um dos principiais responsáveis pela construção do novo modelo de educação e relação com os estudantes.

Sem professores, não há educação, pois são eles que colocam em prática o processo de ensino e aprendizagem, têm contato direto com os alunos e acompanham de perto seu desenvolvimento e sua formação.

Assim, comemorar o DIA DOS PROFESSORES na pandemia é uma forma de homenageá-los e agradecê-los por sua dedicação e seu esforço para manter o envolvimento nas atividades escolares e a motivação de aprender e acreditar em um futuro melhor.

Aos mestres, nosso olhar, nosso apoio e nossa singela homenagem!